A instablogger Sabrina Garcia usando a cor "Amo Você" da nova coleção Hits 5Free Efeito Gel. Acompanhe as dicas, cuidados e inspirações que ela compartilha no instagram.

Unhas e mãos bem cuidadas toda mulher adora, e para facilitar o seu dia-a- dia, o post de hoje traz 9 dicas para o esmalte durar mais tempo nas unhas, temos certeza que também ajudarão na durabilidade de sua esmaltação.


A instablogger Sabrina Garcia usando a cor “Amo Você” da nova coleção Hits 5Free Efeito Gel. Acompanhe as dicas, cuidados e inspirações que ela compartilha no instagram.

1 – Polimento das unhas

O ideal é que o esmalte seja aplicado sobre as unhas bem lisinhas, dessa forma o produto terá uma melhor aderência e consequentemente maior durabilidade. Mas cuidado, não exagere no polimento pois as unhas podem ficar finas e quebradiças, portanto, use somente se houver necessidade, lixe de leve e no sentido do crescimento das unhas (da cutícula para a ponta), o produto indicado para o procedimento são as lixas tipo bloco.

2 – Evite colocar as unhas na boca

A gente sabe que aquela “pelinha” puxada é como um imã para levarmos as unhas à boca, mas a verdade, é que a saliva pode ser prejudicial para suas unhas, além do que, ao puxar as “pelinhas” com os dentes você pode acabar se machucando, o que predispõe as unhas ao contágio de micoses. Outro malefício de colocar os dedos na boca é que a saliva amolece as unhas, deixando-as fracas e propensas a lascarem e sem vida.
O primeiro passo para fortalecer as unhas é usar uma base fortalecedora antes da aplicação do esmalte.

3 – A importância de usar base

A aplicação de base nas unhas é o primeiro e mais importante passo, pois a base forma uma película protetora, diminuindo o contato direto das unhas com os pigmentos e componentes dos esmaltes, além disso, também evitam que as unhas fiquem amareladas.

4 – Remova os esmaltes de forma correta

Aquele descascadinho mínimo nos instiga a puxar o restante do esmalte com os dentes ou cutucar com as unhas. Retirar o esmalte dessa forma remove uma importante película protetora das unhas, enfraquecendo-as e tornando-as quebradiças.
Evite ao máximo o uso da acetona, opte sempre por removedores de esmaltes e logo em seguida hidrate as mãos, as cutículas e as unhas. O ideal é que o esmalte seja retirado pelo menos um dia antes de colori-las novamente, para que as unhas possam respirar e descansar.

5 – Contato com produtos de limpeza

Os produtos de limpeza em geral são vilões para acabar com a sua esmaltação, além de fazerem mal a pele, agridem também as unhas e estragam a esmaltação. O ideal é utilizar luvas de borracha para realizar as tarefas domésticas. Produtos que contenham álcool em sua composição também podem influenciar na durabilidade de seu esmalte, deixando-os foscos e desbotados.

6 – Durante a esmaltação

Alguns cuidados devem ser tomados durante a esmaltação:
-A base ajuda a fixação do esmalte.
-Passe camadas finas de esmalte, opte por no máximo duas camadas e dê um intervalo entre a primeira e a segunda aplicações, isso ajuda a evitar as temidas bolinhas nas unhas.

7 – Finalização

Depois de finalizar a esmaltação, espere alguns minutos a secagem para então limpar os cantinhos com removedor de esmaltes. Na limpeza, o palito de laranjeira é o mais indicado, lembre-se de tirar também o excesso de esmalte que acumulam nas pontinhas das unhas.

8 – Top Coat é necessário?

Top coat, extra brilho, intensificador de cor, verniz finalizador ou outras variações, alguns esmaltes não possuem tanto brilho e durabilidade e é aí que o top coat extra brilho entra em cena, com o papel de intensificar o brilho e a durabilidade da esmaltação.
Dica: Caso o esmalte perca o brilho depois de alguns dias, o top coat devolve esse efeito e ajuda a segurar o esmalte por mais alguns dias.

9 – A importância da Hidratação

Assim como o nosso organismo, quando o assunto são as mãos e as unhas não é diferente, as unhas são superfícies porosas e o contato diário e em excesso com sabão e água fria afetam diretamente na aparência das unhas e dos esmaltes, os produtos ressecam o esmalte e o deixam com uma aparência craquelada, por isso os cuidados e hidratação devem ser diários.
O ideal é utilizar cremes hidratantes específicos para a área, pois a composição do produto não agride e nem reage à composição do esmalte, dentre as reações que podem ocorrer estão o fosqueamento do esmalte, assim como acontece quando o repelente e o protetor solar entram em contato com o esmalte.
Não podemos esquecer de hidratar as cutículas também, quando estão bem hidratadas ficam com uma aparência de bem cuidadas e sedosas, além de evitar que as temidas “pelinhas levantem”.
Outra opção para quem deseja parar de tirar as cutículas, é a remoção do excesso de peles na hora do banho, nesse momento as cutículas ficam mais maleáveis, basta empurrá-las em direção à raiz das unhas que o excesso se soltará facilmente, deixando a aparência das mãos muito mais bonitas. Então lembre-se de sempre hidratar as mãos quando lavá-las com sabão e antes de dormir.

Conta pra gente se já segue alguma ou algumas dessas dicas e se tiver mais, compartilha com a gente! 😉

Não deixe de conferir as lindas inspirações de esmaltação que compartilhamos regularmente em nosso instagram

?>